domingo, 30 de setembro de 2012

Século XIX e a moda dos cabelos longos

Entre 100 a 150 anos atrás, os cabelos longos, dispostos em elegantes penteados, eram um atributo indispensável para a beleza feminina. Mas as irmãs Sutherland, que viviam em Lockport, ficaram famosas
 em todo o mundo por levar a concepção de cabelo comprido para outro nível. O comprimento total do cabelo de todas as sete irmãs - Sarah, Victoria, Isabella, Grace, Naomi, Maria e Dora - chegava a incríveis 11 metros.

As irmãs Sutherland se tornaram grandes estrelas da época e amealharam uma grande fortuna somente exibindo os cabelos e fazendo dinheiro com publicidade, uma novidade que surgia no século 19.

Filhas de um conhecido charlatão, Fletcher Sutherland, e sua esposa Mary, uma estudante de música. Especulava-se que duas delas eram na verdade filhas de Martha, irmã de Maria, que também morava na casa dos Sutherland. Martha passou a cuidar das moças depois que sua irmã morreu em 1867.

Elas cresceram na pobreza e desprezadas pela sociedade burguesa local, mas tinham reconhecidamente dois talentos: o musical e os enormes cabelos, que segundo o folclore, foram reforçados em sua extensão e beleza com o uso de um creme de cheiro desagradável feito de sebo por sua mãe.

Suas habilidades musicais levaram Fletcher Sutherland a apresentar suas filhas para o mundo do circo, mas era o cabelo que os tornaria ricos, Naomi casou com J. Henry Bailey, sobrinho do co-proprietário do circo em 1885, e Bailey, sabendo que havia mais homens carecas do que amantes da música, assumiu a gestão do show das irmãs. Ele começou a vender o creme do cabelo, que Fletcher inventara a partir da fórmula de sua falecida esposa, usando as irmãs Sutherland como suas ferramentas promocionais.

Os produtos Sutherland Sisters' Hair Grower - xampus e cremes de limpeza do couro cabeludo, poções anti-caspa e para os cabelos - venderam milhões, e as irmãs começaram a ostentar construindo uma mansão vitoriana com sete quartos, todos com banheiros decorados em mármore de carrara. O dinheiro corria como a água e parecia amplificar as excentricidades da família. Animais foram tratados como realeza, com funerais e obituários nos jornais locais. Seus cavalos usavam ferradura de ouro. As irmãs viviam fazendo festas de gala, muitas vezes incluindo fogos de artifício.









Nenhum comentário:

Postar um comentário