segunda-feira, 27 de agosto de 2012

75 universidades federais e estaduais usarão a pontuação do ENEM em seus vestibulares





Foto: Dreamstime
Foto: 75 universidades federais e estaduais usarão a pontuação do ENEM em seus vestibulares
75 universidades federais e estaduais usarão a pontuação do ENEM em seus vestibulares
Além de servir como prova para o processo seletivo de universidades federais, estaduais e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Enem 2012 será utilizado para a seleção dos bolsistas do ProUni  e ainda continuará valendo como parte das notas de alguns vestibulares de instituições particulares.

A iniciativa de substituir o vestibular pelo Enem é uma tentativa do MEC de reformular o currículo do ensino médio. De acordo com Fernando Haddad, ministro da Educação na época da mudança, o atual sistema de seleção privilegia a "decoreba" ao invés de estimular o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio. Haddad acredita que, ao cobrar esses conteúdos da maneira como vem sendo feito, as universidades e faculdades influenciam negativamente a grade do Ensino Médio e essa é uma das principais causas da má qualidade do Ensino Médio brasileiro. "O vestibular está desorganizando o currículo do Ensino Médio. Os assuntos cobrados não colaboram para a compreensão do mundo e seus fenômenos", disse o ministro.

Proibido o uso de telefone celular e Ipod dentro das salas de aula das escolas


LEI Nº 4327, de 23 de julho de 2012.


PROÍBE A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS NAS SALAS DE AULAS DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, REVOGA A LEI Nº 4.295, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2012, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


(publicada na Gazeta Bragantina em 24/7/12 - pág. A6)
Origem: Projeto de Lei nº 29/2012, de autoria do vereador Toninho Monteiro.

O PREFEITO MUNICIPAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE BRAGANÇA PAULISTA APROVA E EU SANCIONO E PROMULGO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º 
Fica proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis nas salas de aulas dos estabelecimentos da rede municipal de ensino de Bragança Paulista.

§ 1º Entendem-se por equipamentos eletrônicos portáteis os telefones celulares, games, ipod, mp3, mp4, mp5 e aparelhos eletrônicos congêneres.

§ 2º Compreende-se por sala de aula o local destinado ao ensino educacional, inclusive outros espaços externos e/ou extraordinários que atendam o mesmo fim.

§ 3º O não cumprimento do disposto no caput deste artigo acarretará a adoção de medidas previstas em regimento escolar ou norma de convivência do estabelecimento de ensino.

§ 4º Excepcionalmente, poderá ser autorizado, para fins educacionais, o uso de equipamentos de que trata o caput deste artigo nas salas de aulas, pelos professores.

Art. 2º 
Sem prejuízo das eventuais sanções previstas em regimento escolar ou norma de convivência do estabelecimento de ensino, deverá a instituição educacional comunicar aos pais ou responsáveis o descumprimento desta Lei pelo aluno infrator.

Art. 3º 
Deverá ser afixado em local de acesso e nas dependências do estabelecimento de ensino, nas salas e em outros locais onde sejam ministradas aulas, placas indicativas da presente Lei, em particular os seguintes dizeres:

"Lei Municipal nº ..."

"É PROIBIDO O USO DE APARELHO CELULAR, GAMES, IPOD, MP3, MP4, MP5 OU QUAISQUER OUTROS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS CONGÊNERES DURANTE AS AULAS."

Art. 4º 
O disposto nesta Lei aplica-se igualmente a todos os estabelecimentos de ensino mantidos pela iniciativa privada, autorizados a funcionar no município, sob pena de não renovação da licença específica.

Art. 5º 
O Poder Executivo regulamentará a presente Lei, no que couber, no prazo de 90 (noventa) dias.

Art. 6º 
Revoga-se a Lei nº 4.295, de 29 de fevereiro de 2012.

Art. 7º 
Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

7 dicas para lidar com o estresse pré-vestibular


Veja aqui as dicas que você pode dar ao seu filho para minimizar a ansiedade dele até o dia da prova



Foto: Nicole Weiss | Dreamstime.com
Foto: Para fugir do estresse, é preciso prestar atenção em três pilares: boa alimentação, atividade física e bons pensamentos.
Nada de cara feia! Para fugir do estresse, é preciso prestar atenção em três pilares: boa alimentação, atividade física e bons pensamentos.
Seu filho anda cansado, irritado, com dores musculares? Não é para menos. A rotina de quem vai prestar vestibular é extremamente puxada. São muitas horas de estudo por dia: no cursinho, na escola, em casa. Fora os simulados, as revisões... Às vezes, nem o final de semana escapa. Daí para ele se tornar umapessoa estressada é um passo. "O aluno costuma sofrer muito por antecipação nesta fase", diz Rafael Lourenço de Camargo, diretor do Instituto de Psicologia Cognitiva Comportamental de Franca (IPCC) e consultor de cursinhos pré-vestibular.
Apesar de a carreira em si ser uma escolha só do adolescente, o sentimento neste momento é de que toda a família é posta a prova. Afinal, na mesa do café, no carro, nas festas de aniversário, o tema é um só: vestibular. E o seu papel de pai, neste momento, é o de ajudar seu filho a ficar mais sereno para encarar o primeiro grande desafio da sua vida. "Os pais devem funcionar como um trampolim para eles nesse momento, tanto físico como emocional. Eles devem mostrar que passar ou não depende de uma série de fatores, dos outros competidores inclusive. Mas que o que importa é que eles se dediquem", diz Susana Espindola, autora do livroVestibular: Evitando o Stress Familiar (editora Age).
Faça o teste para ver se seu filho está estressado. Clique aqui!
E mais do que isso, tudo o que seu filho precisa agora é de alguém que mostre que a vida não é só o vestibular. "O adolescente deve estudar de verdade por, sei lá, 4 horas, e aí precisa fazer um intervalo. Pode se divertir, bater papo no telefone ou na internet, sair para dançar. Não adianta estudar 12 horas direto com a cara no livro porque o cérebro não vai assimilar", garante Susana.
Mas como fugir do estresse e da ansiedade? "É preciso ter um equilíbrio em três pilares. São eles: uma boa alimentação, fazer atividade física e ter bons pensamentos. Este último item, no caso do vestibulando, depende muito do apoio que ele recebe dos pais. Ele sabe que o pai investiu nele e espera um retorno, por isso teme o fracasso. Teme não corresponder a expectativa. Você, como pai, pode chamá-lo para conversar e quebrar esta barreira do medo. Diga que está lá para compartilhar com ele as alegrias e frustrações, que é seu ombro amigo, em quem ele pode confiar", diz Rafael Lourenço de Camargo.
Veja aqui as dicas que você pode dar ao seu filho para minimizar a ansiedade dele até o dia D.

domingo, 19 de agosto de 2012

Passo-a-passo como fazer um Castelo Medieval.

Castelo Medieval!

Material necessário:

* Cola
* Tesouras (sem ponta)
* Fita adesiva
* Caixa do tecido
* Caixa da pizza
* Caixa de sabonete
* Tubo de palel toalha
* Caixa do ovo
* Jornal
* Pote de achocolatado
* Copos descartavéis
* Caixa de sapato
* Caixas de sabão em pó
* Tinta acrilica
* Esponja
* Pincel

1. Use a caixa de papelão para fazer a estrutura principal de seu castelo, (chamada de sustento) escolha uma caixa que seja proporcional a seus brinquedos de ação. Corte um dos lados da caixa para o acesso interior e reforce todas as emendas com a fita adsiva. Corte janelas, portas onde você preferir.
2. Torres da caixa de leite. Corte uma caixa retangular ao meio, a seguir corte janelas de ambas as metades para fazer 2 bases da torreta. Corte uma caixa pequena em forma de cerca e cole às partes superiores das bases. Corte as passagens secretas do sustento da caixa de papelão (veja etapa 7), a seguir cole as torretas terminadas à parte superior.

3. Fundação da caixa da pizza. Cole sua base de castelo em uma caixa limpa da pizza (colada fechada). Você pode igualmente usar uma folha de papelão.
4. Torres do tubo de papel toalha (ou vários de papel higienico colados com fita)Determine onde suas torres unirão ao castelo, a seguir corte as entradas e nas janelas da torre. Cole as torres no lugar.


5. Caixa de ovos para o balcão. Corte uma seção 3 espaços para ovos de uma caixa vazia do ovo, e coloe sob uma abertura no castelo.
6. Arco de pedras de jornal. Role uma folha de jornal e prenda com fita adesaiva acima da entrada principal. Cole um cabo ou barbante a cada lado do ponte elevadiça , à parte superior da porta.

7. Corredor secreto. Antes de unir as torres, os furos cortados na parte superior da caixa de papelão para sua corrediça do tubo e a rampa (veja a página seguinte). Certifique-se que os furos são grandes bastante para que as figuras caibam completamente.


8.Mezanino de caixa de sabão ou cereal. Corte ao meio, faça uma abertura da porta, e prenda a caixa à parte superior do castelo.
9. Quartos de lata de achocolatado. Corte portas e janelas de uma lata de plástico ou papelão (um pote de doce ou margarina funciona bem). Prenda a seu mezanino

10. Varanda de copo descartavél. O corte um copo descartavél, criando abas laterais, como mostrado, a seguir prenda o copo na frente de uma janela ou de uma porta.








11. Sotão de caixa de sapato. Corte uma caixa de sapato ou uma outra caixa pequena como (a) mostrado, a seguir coloque-a dentro de seu castelo para dar forma a um quarto interior. Em seguida, prenda a tampa da caixa de sapato (b) sobre o quarto criando um sotão ou um segundo andar. Para a estabilidade, igualmente prenda o sotão às paredes internas do castelo.
12. Tubo e deslizante para passagem segreta. Corte um tubo de toalha de papel, encaiche entre o assoalho e a abertura do telhado para o corredor secreto, dobrando as extremidades e cortando uma entrada na parte inferior. Para a corrediça, corte um tubo em parcialmente longitudinalmente e prenda no lugar entre o sotão e a outra abertura.




13. Escadaria de caixa de sabonete ou fósforo. Corte caixas ao meio e prenda junto como mostrado. Prenda as escadas no lugar.
14. Pintura. Cubra todas as junções e emendas com a fita adesiva para um revestimento mais liso, a seguir pinte seu castelo para dentro e para fora com tinta acrílica.

15. Carimbe os tijolos. Uma vez que a pintura está seca, use uma parte pequena de esponja e de uma tinta de cor diferente para adicionar tijolos. 


16. Faça cones de papel e cole parte superior de uma torre, como mostrado acima para a direita. 

17. Faça bandeirinhas com papel colorido cole a base delas em um palitinho de churrasco e prenda parte superior da torre.

Dia do Historiador


19 de Agosto - Dia do Historiador

.
A proposta de homenagear os historiadores é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos políticos mais capacitados para falar de educação neste país. Inicialmente, a data escolhida foi o dia 12 de setembro. Mas ai, foi proposta uma emenda, aprovada pela comissão, que alterava a data para 19 de agosto. Isso tudo foi registrado na LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.

O objetivo era aproveitar a data para homenagear Joaquim Nabuco, que nasceu no dia 19 de agosto de 1849. Nabuco, para quem gosta de História do Brasil, foi um dos maiores abolicionistas deste país. Também foi político, diplomata, jurista, jornalista, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e também Historiador.

Para homenagear a data de hoje, coloco aqui um trecho da justificativa do senador para criar o Dia do Historiador:

"Um povo sem história é um povo sem memória. Essa afirmação, mais que um dito já popular, é também uma verdade histórica, pois todos os agrupamentos humanos que não preservaram sua memória - em histórias, documentos, objetos de arte e arquitetura - acabaram sucumbindo a ditaduras e até acabaram por desaparecer da face da Terra.

Por essa razão, não apenas a disciplina que trata das histórias dos povos deve merecer nossa atenção, mas também os cientistas que se dedicam a essa tarefa tão nobre. Obviamente, a história se faz por seus protagonistas: lideranças políticas, religiosas e econômicas, por um lado; grupos populares, lutas contra a opressão e pela libertação, por outro. E para registrar tudo, o historiador.

E de tal modo é importante o papel dos historiadores que, por vezes, eles ajudam, também, a reconfigurar a história de um País. Ao lado da Filosofia e da Literatura, a História está presente desde os primeiros momentos da nossa tradição ocidental, constituindo um dos saberes mais antigos de nossa civilização."

Meus parabéns a todos os colegas Historiadores! 

Castelo Medieval

http://www.youtube.com/watch?v=BZjBIF_KZ0I  Aqui tem o passo-a-passo do castelo medieval.
Começou a contagem regressiva para o 7º ano entregar os trabalhos sobre o castelo medieval. Quem já terminou o seu trabalho?